Maria Mourão

Aqueles dias frios de julho

As vezes me pego relembrando com carinho os dias que percorri o Caminho da Luz, confesso que não foi no mesmo instante que resolvi aceitar o desafio, mas o maior motivo foi que eu não sabia direito o que era isso...

Hoje recomendo a qualquer um que me pergunte sobre a experiência, fico falando e falando, mas sei que minhas palavras não são capazes de transmitir o que sentimos durante e depois de fazer algo assim.

Digo a eles: teve dia em que caminhamos mais de 30km, e quando chegávamos no destino, tudo que queríamos, era um banho frio e um chão para dormir...
Alguns me perguntam: mas vocês não estavam mortos?
E eu respondo: Sim, mas no outro dia era como se nascêssemos de novo, estávamos renovados e prontos para mais um dia de caminhada.

O ser humano tem um poder maravilhoso de superar obstáculos e desafios, pena que às vezes se esqueça disso. Sei que não me esquecerei daqueles dias nunca, quando convivi com pessoas maravilhosas, sempre dispostas a ajudar o próximo... algumas que foram, como eu, em busca de uma semana de paz e outras que fazem parte daquele cenário e sempre recebem bem quem passa por lá.

Nunca deixarei de dar valor a um bom banho quente nas noites frias e a uma cama macia. E não se apagará nunca da minha mente toda a natureza que eu vi, que senti e que fotografei. É mágico poder olhar as coisas de outro ângulo, ver as nuvens abaixo de você e o sol se pondo lá de cima! Experiência que quero viver por muitas vezes mais na minha vida. Quando andávamos por aqueles lados sem poluição, sem modernidade, o único carro que queríamos ver era o simpático carro de apoio, cheio de lanche natural!

E é lamentável que hoje, nessa cidade grande, com tanta coisa pra fazer, não nos demos tempo nem pra olhar se o céu de hoje nos trouxe as estrelas, mas quando paramos pra pensar, sabemos que talvez tudo que queremos é um minuto de paz em cima daquela montanha, debaixo daquela árvore, onde os problemas se vão, mesmo que por alguns instantes.

Obrigado a todos que compartilharam comigo estes momentos, alguns serão inesquecíveis.
abraços
Maria Mourão

 
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
Galeria de Fotos do Caminho da Luz
Reportagens TV Senado

Outros Caminhos

Caminho da Fé

Caminho do Sol

Passos de Anchieta

Caminho das Missões

Caminho de Santiago

Circuito das Frutas

Rota do Imigrante

Caminho da Paz

Caminho do Encontro

Reportagens EPTV